MANIFESTO APM

1 A criação do Portal Arquitectos Portugueses no Mundo surge no seguimento do crescimento exponencial do fluxo migratório entre os profissionais de arquitectura portugueses que se tem registado a uma escala intercontinental.
Entendemos este fenómeno não como fatalidade mas como uma oportunidade de ampliação cultural necessária para o desenvolvimento da nossa cultura arquitectónica.
Hoje tal como no passado, a arquitectura portuguesa é produto de sinergias e integração de diversos conhecimentos, com diversas origens, devidamente interpretados e adaptados para o nosso contexto muito específico.

2 Este portal tem por isso como objectivo promover uma plataforma de diálogo e trocas, quer de experiências, curiosidades, conselhos, de forma solidária, quer de conteúdos culturais e roteiros arquitectónicos.
Por outro lado, regista-se também um grande crescimento do reconhecimento dos arquitectos portugueses além-fronteiras, quer pela premiação internacional em diversas vertentes, quer pela presença destacada dos nossos profissionais nas mais reputadas instituições culturais, que pretendemos contribuir para a sua divulgação no nosso portal.
Por último e talvez o mais o importante, pretende-se com este portal criar um ponto de contacto com Portugal, manter ou reforçar ligações, criar redes de contacto e contribuir para a valorização e revelação da arquitectura com marca portuguesa.

3 Os conteúdos divulgados no nosso portal não obedecem a qualquer filtragem de teor conceptual de nível teórico ou projectual, correntes, estilos ou linguagens arquitectónicas, factores políticos ou sociais. Pretende-se apenas contribuir para a divulgação de aspectos positivos e relevantes inerentes da prática de arquitectura ou de arquitectos portugueses fora do nosso território, que possam influir e motivar novas praticas e novos caminhos para o exercício da profissão na sua globalidade.
-------------------------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...